27.9.14

Companhias de Ballet Pelo Mundo | Companhia de Dança Masculina Jair Moraes



photo 
A companhia de Dança Masculina Jair Moraes é formada por um grupo de bailarinos com idade, entre 18 e 25 anos, com direção do coreógrafo e primeiro bailarino do Ballet Teatro Guaíra, Jair Moraes.  A proposta é de um trabalho acelerado e diferenciado para o corpo masculino, fundamentando-se nas técnicas de dança clássica e contemporânea, com trabalhos coreográficos específicos para homens. Nasceu dentro da Escola de Dança do Teatro Guaíra em agosto de 2003, porém em 03/2007 tornou-se independente. O seu diferencial é que ela é  composta exclusivamente por corpos masculinos.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9W12-xqCwr9s21kvoVcsGLAhlHdMull8-NsU0So62IvizRvF2i13YHlP0QheA5oZcBClWISn-5vF6jGJ3BeFHmYFrEkJ5pESKNuyKCmXmmow4J2hLCIpjBScIuzxJbBHUPWbzd9UC4ww/s1600/_NM08129.JPG

Jair Moraes iniciou seus estudos no Rio de Janeiro e dançou no Corpo de Baile do Teatro Guaíra entre os anos 1970 e 1972. Foi solista do Corpo de Baile do Teatro Municipal de São Paulo de 1972 a 1973 e no Ballet Gulbenkein em Lisboa, de 1973 a 1979. Participou do Ballet do Século XX, de Maurice Béjart. Foi bailarino principal dos grandes ballets de repertório e de coreografias contemporâneas. Dançou com partenaires como Ana Botafogo, Nora Estevan, Eliana Caminada e Carla Kouto, entre outras. Recebeu vários prêmios como bailarino e coreógrafo. Em 1979 se tornou mâitre e assistente ensaiador do Ballet Teatro Guaíra. Foi diretor do Ballet Teatro Guaíra entre 1994 e 1996, onde criou a coreografia Canções e sob sua direção foram produzidas as obras Olhos para o Mar, de Henning Paar, Rhapsody in Blue, de Ana Mondini, O Mandarim Maravilho, de Júlio Mota, Coppellius, o Mago, de Márcia Haydée e Viva Rossini, deTingaro Silvano. Dirigiu o grupo Raizes no Estado do Rio Grande do Sul em específico na cidade de Caxias do Sul de 1983 a 1990. Foi Coordenador da Escola Municipal de Ballet de Joinville e professor da Escola do Teatro Bolshoi na mesma cidade. Além de dirigir artisticamente a Companhia, Jair atua como Mestre convidado em diversas Escolas de dança  e  como jurado em festivais e mostras de dança pelo País.


Diretor Artístico | Jair Moraes

Assistente Administrativo |  Mário Patruni
Comunicação | Márcio Rogério
Áudio | Jair Gabardo
Comunicação | Márcio Rogério
Ensaiador e Coreógrafo |  Jair Moraes

(Dados - 2013)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Foto Plano de Fundo: Coreografia | "The Messiah | Silêncio" do Mestre Jair Moraes