30.9.12

Os Palcos Pelo Mundo ...


                         CAIRO OPERA HOUSE

Inaugurada em 1988 a Cairo Ópera House tem em seu  objetivo  promover as artes da música e da dança e preservar e renovar a música tradicional árabe.


O Centro Cultural tem também como grande objetivo dar espaço para aprendizagem e inspiração, o respeito de uma herança cultural comum, e uma paixão compartilhada para as artes estimulando o interesse pela música e arte na geração mais jovem, oferecendo aulas para crianças ou jovens.

   CAIRO OPERA HOUSE
  • Grande Teatro:1.300 lugares em quatro andares, incluíndo lugares para a orquestra e Camarote Presidencial. Usado em óperas, apresentações sinfônicas e performances de balé. 
  • Pequeno Teatro: 500 lugares em um único piso, usado em apresentações de câmara e recitais. Pode ser usar como um hall de recepção para eventos importantes.
  • Teatro a Céu Aberto: Usado para performances a céu aberto, com 600 lugares.

27.9.12

RápiDança ...


Mais de 200 Solistas buscam vaga para o YAGP em 2013  
A aventura começou ontem na Cidade de Santos em São Paulo ...

DançaNews ...



Formação da primeira Sesc Cia de Dança
 
O Sesc Minas Gerais abre vaga para candidatos a integrantes da primeira companhia de dança da entidade, a qual terá fundamentos clássicos. A Sesc Cia de Dança desenvolverá um trabalho pautado pelo talento criativo de coreógrafos e compositores contemporâneos, ou seja, coreografias inéditas, criadas por diferentes artistas exclusivamente para a companhia. 
Desta maneira, a proposta do novo corpo artístico vai além da dança clássica somente, possuindo também o objetivo de realizar um diálogo entre os vários estilos como o Ballet Clássico, a Dança Moderna, a Contemporânea, a Neoclássica, o Jazz, dentre outras.

Seleção 

Os bailarinos da companhia serão profissionais selecionados por meio de audição. As avaliações serão realizadas em duas etapas por especialistas em dança. 

Requisitos

Os candidatos devem ter idade acima de 18 anos. Exige-se, para os cargos, conhecimento e domínio das técnicas de ballet clássico e de dança contemporânea.


As inscrições para integrar a Sesc Cia de Dança devem ser realizadas de 23 de setembro a 03 de outubro de 2012. A primeira fase do processo terá início no dia 04/10, quando uma equipe técnica fará a seleção de profissionais por currículo, foto e vídeo. Os aprovados realizarão a segunda etapa do processo, prevista para o dia 10/10, no Sesc Palladium. Esta etapa consistirá em aulas de ballet clássico para homens e mulheres e avaliação dos mesmos em repertório clássico. Os selecionados passarão para última fase, prevista para o dia 11/10, quando farão aula de dança contemporânea.

Os candidatos deverão preencher o formulário de cadastro no site www.sescmg.com.br, na página Trabalhe Conosco. Ao preencher o formulário, o candidato deverá especificar a vaga “Instrutor de Arte e Cultura – Bailarino” e anexar currículo à página. Além disso, é necessário enviar ou entregar currículo impresso, foto de corpo inteiro impressa e vídeo à Assessoria de Recursos Humanos do Sesc Minas, no endereço: Rua Tupinambás, n° 956, sala 1307, Centro, Belo Horizonte/MG
Fonte: http://www.sescmg.com.br




25.9.12

InfoDança ...

                  Les Ballets de Monte-Carlo

 

"Romeu e Julieta"

 

Dirigida pelo renomado coreógrafo Jean-Christophe Maillot, a companhia Les Ballet de Monte-Carlo apresenta no Brasil o balé Romeu e Julieta, uma releitura da famosa obra de Prokofiev baseada na peça de Shakespeare. O clássico e o contemporâneo se combinam, atingindo um ritmo fluido e enérgico. Em foco, mais do que a tragédia dos dois amantes, está a paixão e a magnitude dos sentimentos na adolescência. Com coreografias vigorosas, Maillot conduz o espectador por uma trama psicológica através de cenas emblemáticas, criando uma atmosfera que se aproxima da narrativa cinematográfica. O cenário, criado pelo pintor Ernest Pignon-Ernest, é composto por painéis móveis que criam um jogo de transparência e luminosidade que dialoga com o clima de sensualidade que Bernice Coppieters confere ao espetáculo no papel de Julieta. Para o crítico René Sirvin (Le Figaro) “o que mais desconcerta é a inteligência da narrativa e a brilhante direção dos dançarinos”.

 

Quando: Outubro 

Teatro Alfa - São Paulo

 

Fonte: Dell'Arte

A Dança que Dança Por Aí ...

                             BÉJART BALLET LAUSANNE



Maurice Béjart nasceu em Marselha, em 1927. Em 1954, fundou Les Ballets de l’Étoile, mais tarde rebatizado como Ballet Théâtre Maurice Béjart, para o qual o artista coreografou uma de suas obras-primas: a Sinfonia para Um Homem Só. Em 1959, tornou-se diretor artístico do Ballet du XXe Siècle — o Balé do Século XX, com sede em Bruxelas. Em 1987, o grupo mudou-se para Lausanne, na Suíça, fundando ali o Béjart Ballet Lausanne, que dá continuidade à obra do excepcional dançarino e coreógrafo francês.

Em excursões pelo mundo todo, o Béjart Ballet Lausanne, hoje sob o comando de Gil Roman, não apenas leva adiante a obra de seu grande mestre e criador como desenvolve também novos espetáculos e coreografias. Suíça, Alemanha, França, Itália, Espanha e Grécia, além de Eslovênia, Rússia, Coreia e China, integram em 2012 a concorrida agenda dessa que é uma das mais importantes companhias de balé da atualidade.

PROGRAMA:

Ce que l’amour me dit
Coreografia: Maurice Béjart
Música: Gustav Mahler

Cantate 51
Coreografia: Maurice Béjart
Música: J. S. Bach

Boléro
Coreografia: Maurice Béjart
Música: Maurice Ravel

Programação sujeita a alterações. 
  
Teatro Municipal de São Paulo



22.9.12

Os Palcos Pelo Mundo ...

Palais Garnier - Ópera Nacional de Paris

 

A Ópera Garnier ou Palais Garnier, construída em estilo neobarroco, é a Décima terceira sala construída para a Ópera de Paris e teve sua construção decidida por Napoleão III no âmbito das grandes obras de renovação da capital francesa comandadas pelo Barão de Haussmann.

O projeto foi aberto a concurso público em 1861 e o arquiteto Charles Garnier (1825-1898) foi o vencedor. Era então um profissional desconhecido de 35 anos de idade, e posteriormente construiu também a Ópera de Monte Carlo, em Mônaco. A construção durou 15 anos, de 1860 a 1875 e foi interrompida por numerosos incidentes, incluindo a guerra de 1870, a queda do Império e da Comuna. O Palais Garnier foi inaugurado em 5 de Janeiro de 1875.

O Foyer principal foi projetado por Garnier como as galerias dos grandes castelos, o magnífico teto pintado por Paul Baudry exibe temas da história da música.
 
A grande escadaria é uma das características mais famosas do Palais Garnier, construído em mármore de várias cores, conduz para os foyers e os diferentes níveis do auditório. 

Os foyers ricamente decorados fornecem ao público áreas para passear durante os intervalos. Uma cópia do busto de Charles Garnier feita por Carpeaux está no centro da peça, próxima a uma janela por onde se admira a união em perspectiva da Avenue de l'Opéra ao Louvre. 


O majestoso edifício tem área total de 11.000 m² e o imenso palco pode acomodar até 450 artistas. O salão de espetáculos principal é todo vermelho e dourado, iluminado pelo imenso lustre de cristal pendurado abaixo da pintura de Marc Chagall. A platéia tem estilo italiano, em forma de ferradura e pode receber até 1.900 pessoas.


Toda a grande produção cultural da Ópera de Paris tem subvenção do Estado a qual são acrescentadas as receitas de bilheteria, o mecenato e outras tantas receitas. Com ingressos vendidos a preços que oscilam entre 5 e 180 euros, dependendo do lugar e do espetáculo, pode-se dizer que sem os cem milhões de euros de subvenção do governo seria impossível manter esses preços.
Para manter as duas casas em ordem, o Palais Garnier e a Ópera Bastille, uma equipe de 1560 pessoas trabalha em período integral.Ela se divide em três grandes categorias: 
 
Pessoal administrativo - 371 pessoas 

Equipe técnica - 636 pessoas - pintores, escultores, cenógrafos, figurinistas, tapeceiros, carpinteiros, peruqueiros, iluminadores, modistas, maquiadores, alfaiates, camareiras, etc; 

Pessoal artístico permanente - 550 pessoas - corpo de dança do balé da Ópera Nacional de Paris com 154 bailarinos sendo 17 étoiles; 112 coristas, 174 músicos que compõem uma das mais importantes formações musicais da França.



Ballet Ópera de Paris
Temporada 2012|2013

Foto Plano de Fundo: Coreografia | "The Messiah | Silêncio" do Mestre Jair Moraes