22.9.12

Os Palcos Pelo Mundo ...

Palais Garnier - Ópera Nacional de Paris

 

A Ópera Garnier ou Palais Garnier, construída em estilo neobarroco, é a Décima terceira sala construída para a Ópera de Paris e teve sua construção decidida por Napoleão III no âmbito das grandes obras de renovação da capital francesa comandadas pelo Barão de Haussmann.

O projeto foi aberto a concurso público em 1861 e o arquiteto Charles Garnier (1825-1898) foi o vencedor. Era então um profissional desconhecido de 35 anos de idade, e posteriormente construiu também a Ópera de Monte Carlo, em Mônaco. A construção durou 15 anos, de 1860 a 1875 e foi interrompida por numerosos incidentes, incluindo a guerra de 1870, a queda do Império e da Comuna. O Palais Garnier foi inaugurado em 5 de Janeiro de 1875.

O Foyer principal foi projetado por Garnier como as galerias dos grandes castelos, o magnífico teto pintado por Paul Baudry exibe temas da história da música.
 
A grande escadaria é uma das características mais famosas do Palais Garnier, construído em mármore de várias cores, conduz para os foyers e os diferentes níveis do auditório. 

Os foyers ricamente decorados fornecem ao público áreas para passear durante os intervalos. Uma cópia do busto de Charles Garnier feita por Carpeaux está no centro da peça, próxima a uma janela por onde se admira a união em perspectiva da Avenue de l'Opéra ao Louvre. 


O majestoso edifício tem área total de 11.000 m² e o imenso palco pode acomodar até 450 artistas. O salão de espetáculos principal é todo vermelho e dourado, iluminado pelo imenso lustre de cristal pendurado abaixo da pintura de Marc Chagall. A platéia tem estilo italiano, em forma de ferradura e pode receber até 1.900 pessoas.


Toda a grande produção cultural da Ópera de Paris tem subvenção do Estado a qual são acrescentadas as receitas de bilheteria, o mecenato e outras tantas receitas. Com ingressos vendidos a preços que oscilam entre 5 e 180 euros, dependendo do lugar e do espetáculo, pode-se dizer que sem os cem milhões de euros de subvenção do governo seria impossível manter esses preços.
Para manter as duas casas em ordem, o Palais Garnier e a Ópera Bastille, uma equipe de 1560 pessoas trabalha em período integral.Ela se divide em três grandes categorias: 
 
Pessoal administrativo - 371 pessoas 

Equipe técnica - 636 pessoas - pintores, escultores, cenógrafos, figurinistas, tapeceiros, carpinteiros, peruqueiros, iluminadores, modistas, maquiadores, alfaiates, camareiras, etc; 

Pessoal artístico permanente - 550 pessoas - corpo de dança do balé da Ópera Nacional de Paris com 154 bailarinos sendo 17 étoiles; 112 coristas, 174 músicos que compõem uma das mais importantes formações musicais da França.



Ballet Ópera de Paris
Temporada 2012|2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Foto Plano de Fundo: Coreografia | "The Messiah | Silêncio" do Mestre Jair Moraes