20.1.13

Os Palcos Pelo Mundo

"Harpa"

Sala de Concertos

 


“ Harpa”  é uma sala de concertos e centro de conferência em Reykjavík , Islândia . Foi projetado pelos dinamarqueses Henning Larsen Architects e o artista Isllanês  Olafur Eliasson . A estrutura consiste de uma estrutura de aço revestida com painéis de vidro de formato irregular de cores diferentes.
 



Projetado em forma de uma caixa de sapatos e rodeado por câmaras de reverberação, a sala principal, com 1.800 assentos, contrasta com a mais prosaica atmosfera no foyer. A composição dinâmica das paredes é realçada pela iluminação e aparência neutra dos andares, do teto, e dos lados dos relevos. As salas foram todas planejadas para uma utilização multifuncional com luz flexível e amenidades acústicas. A sala de conferências está equipada com fileiras de assentos retráteis.



As fachadas de vidro da Harpa são o resultado de uma colaboração única entre o renomado artista Olafur Eliasson e o arquiteto Henning Larsen. O projeto é baseado em um princípio geométrico, realizado em duas e três dimensões. Luz e transparência são elementos-chave.

"O nome do prédio “Harpa” refere-se ao instrumento musical e é também o nome do primeiro mês da primavera, no calendário nórdico.  Para o povo da Islândia, isto significa a promessa de tempos melhores." afirma Steinunn Birna Ragnarsdóttir, Diretor Musical da Harpa.



Fonte: Met@alica|PedroKok


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, estou me formando em Arquitetura e Urbanismo e meu projeto de graduação é um complexo de ballet, com salas de aula, teatro e alojamento. Vocês poderiam me passar alguma informação sobre dimensões especificas para as salas de dança? Como: O que é melhor= retangular ou quadrada? m² ideal? barras? revestimento etc??? Iria me ajudar muito!

    Obrigada

    aguardo retorno,

    Bruna Narciso

    email: bruna_giglio@hotmail.com

    ResponderExcluir

Foto Plano de Fundo: Coreografia | "The Messiah | Silêncio" do Mestre Jair Moraes